O ano inteiro temos várias despesas e impostos para pagar.
Além do imposto automóvel e do imposto habitacional, as famílias muitas vezes estão ocupadas comprando material escolar, viagens de férias ou despesas de fim de ano.
Portanto, ao planejar a agenda financeira para o próximo ano, você deve ter muito cuidado e avaliar cada compromisso financeiro para tomar a melhor decisão.
Em alguns casos, pode valer a pena restringir um pouco seu orçamento e pagar adiantado para obter um bom desconto.
Em outros casos, o parcelamento pode ser uma boa escolha. No que diz respeito ao imposto do automóvel: a melhor opção é parcelar ou pagar à vista?
Diante dessa dúvida, viemos em seu auxílio! Hoje falaremos um pouco mais sobre o pagamento do IPVA à vista ou a prazo. Confira!
Considere o desconto
Para decidir se vale a pena pagar o IPVA à vista ou parcelado, o primeiro passo é verificar o percentual de desconto oferecido pelo governo do estado. Esta taxa de desconto é sempre divulgada com o formulário de pagamento do IPVA, e geralmente situa-se na faixa de 3%.
Embora seja um pequeno desconto, se você tem reservas ou aplica dinheiro, vale a pena pagar o IPVA à vista, pois de modo geral, se você parcelar e sacar o dinheiro, o desconto é maior que o rendimento que você conseguiria nas aplicações caso parcelasse e fosse sacando aos poucos.
Além disso, quem paga em dinheiro não corre o risco de esquecer suas dívidas e pagar juros sobre elas.
Para quem também possui imóvel e está decidindo entre pagar o IPTU ou o IPVA à vista, a dica é escolher o imposto que oferece o maior desconto.
Avalie as condições do parcelamento
Se o valor do IPVA é alto e você precisa pagar em dívida à vista, a melhor opção é optar pelo parcelamento.
Há uma taxa de juros embutida, que pode variar de estado para estado, e o valor é dividido em até três vezes.
Na hora de escolher o parcelamento, você deve planejar as finanças de sua família para quitar o parcelamento nos próximos três meses e ficar atento à data de pagamento, que é definida pela placa do veículo.
Tomando a decisão
Não existe uma escolha melhor para todos. Se você quitar suas dívidas e tiver algumas reservas a respeito, pagar em dinheiro é uma boa opção porque você não tem que arcar com os encargos financeiros e ainda tem descontos.
Mesmo que você precise sacar dinheiro da poupança, pagar em dinheiro ainda é a melhor decisão.
Porém, para quem já está endividado, o parcelamento pode ser usado como alternativa para equilibrar suas finanças e ainda conseguir sair do endividamento.
Você não deve entrar em um ciclo de cheque especial ou cartão de crédito para pagar à vista porque os juros cobrados são muito altos.
Mesmo que o parcelamento tenha acabado, outra opção é buscar um empréstimo cujos juros sejam menores do que o cheque especial.
Nesse caso, tome cuidado para não assumir dívidas além de sua capacidade e preste atenção aos juros. Sempre compare o custo total do empréstimo, que inclui taxas de juros e outras despesas.
E aí, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o pagamento à vista ou a prazo do IPVA?
Pensando nessas dificuldades dos motoristas surge a União Proteção Veicular, uma das maiores associações de proteção veicular do Sul do Brasil.
Sem fins lucrativos, a associação Administra fundos para que cada associado esteja amparado com cobertura, assistência e proteção de seus bens automotores, além de diversos benefícios sem custos adicionais.
Além de tudo, a União Proteção Veicular disponibiliza auxílio em tempo integral através de sua Assistência 24 horas, que pode ser contatada, sem custos, pelo seguinte número: 0800 770 5583.
Tá esperando o que pra fazer parte desse time? Clique aqui e conheça a União Proteção Veicular.