União Proteção Veicular

Proteção contra roubo, furto,
colisão e desastres naturais.

A bateria é de suma importância para qualquer veículo. Ela é responsável por acumular energia para abastecer todos os sistemas elétricos, que incluem faróis, lanternas e a ignição do motor. E alguns cuidados podem fazer a bateria ter uma vida útil longa.

É uma das peças mais notáveis do automóvel e é responsável por oferecer o melhor desempenho para o motorista. Porém, muita gente só se dá conta da sua importância quando ela manifesta algum problema.

A bateria dura entre 2 e 4 anos, mas pode variar, dependendo do fabricante, assim como do modo como o veículo é utilizado. Por isso, investir em boas práticas de conservação é sempre a melhor saída para aumentar sua vida útil.

Pensando nas dificuldades dos motoristas a respeito desse assunto tão relevante hoje viemos falar sobre como prolongar a vida útil da bateria do seu veículo. Confira!

 

Não deixe o motor desligado por muito tempo

Como outras partes de um veículo, a bateria é projetada para funcionar regularmente – desligar o motor por um longo tempo promoverá a descarga da bateria, e a bateria irá alimentar o sistema eletrônico do veículo mesmo quando ele estiver estacionado e desligado. 

Recomenda-se dar partida no carro pelo menos uma vez por semana durante cinco minutos para acionar o alternador e carregar a bateria.

 

Opte por uma bateria compatível com os equipamentos

Escolha baterias de alta qualidade com amperagem compatível com o equipamento elétrico do veículo. 

Carros com som potente e muitos componentes eletrônicos exigirão componentes mais grossos. Isso evita sobrecarregar os componentes. 

Portanto, ao trocar a bateria ou até mesmo comprar um carro usado, verifique se o componente tem a amperagem exigida pelo seu carro. Essas informações geralmente podem ser encontradas no manual do carro.

 

Tome alguns cuidados ao dar partida

A bateria é mais necessária apenas ao dar partida no motor. Para prolongar a vida útil da bateria, desative os equipamentos elétricos desnecessários neste momento para evitar sobrecarregá-la: evite ligar a chave com faróis e outras luzes e desligue o som, ar condicionado e central multimídia ao mesmo tempo.

 

Atente-se ao descer do carro

Muitas pessoas descarregaram as baterias inadvertidamente, como veículos estacionados com os faróis e / ou equipamento de áudio ligado. Os carros mais modernos desligarão os faróis ou soarão um alarme sonoro ao desligar o veículo para evitar que isso aconteça. Fique atento!

 

Proteja os terminais da bateria

Muitas baterias são enviadas com uma tampa para proteger os terminais negativo e positivo para evitar o contato com objetos de metal ou condutores, que podem causar vazamentos, faíscas ou até mesmo curtos-circuitos, e há risco de incêndio. Essas tampas também podem ser adquiridas separadamente no mercado. 

Também mantenha os terminais limpos – com o tempo, eles acumulam resíduos, geralmente com aparência branca, resultantes da oxidação do material dos conectores.

 

E aí, o que achou das dicas de como prolongar a vida útil da bateria do seu veículo?

Pensando em ajudar sempre o motorista em qualquer âmbito surge a União Proteção Veicular, uma das maiores associações de proteção veicular do Sul do Brasil.

Sem fins lucrativos, a associação Administra fundos para que cada associado esteja amparado com cobertura, assistência e proteção de seus bens automotores, além de diversos benefícios sem custos adicionais.

Além de tudo, a União Proteção Veicular disponibiliza auxílio em tempo integral através de sua Assistência 24 horas, que pode ser contatada, sem custos, pelo seguinte número: 0800 770 5583.

Tá esperando o que pra fazer parte desse time? Clique aqui e conheça a União Proteção Veicular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá! Como podemos ajudar?

Tire suas dúvidas com o consultor.

×